Cruzeiro do Sul é um município brasileiro localizado no oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda mais populosa do Acre e a umas das mais desenvolvidas do interior do estado.
Sua Área é de 7.925 km² representando 5.1939 % do Estado, 0.2057 % da Região e 0.0933 % de todo o território brasileiro.
A população do município em 2009 era estimada pelo IBGE em 77,004 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado do Acre.
Fundada pelo General Gregório Thaumaturgo de Azevedo, como capital do departamento do Alto Juruá, a cidade ocupou inicialmente o lugar chamado de Invencível. A atual sede deste município foi estabelecida posteriormente no dia 28 de setembro de 1904, na margem esquerda do Rio Juruá, onde foi desapropriado o seringal Centro Brasileiro. Seu nome faz referência à constelação de Cruzeiro do Sul.
O município conta com um relevo formado por uma série de colinas e uma vegetação predominantemente amazônica. A área do município é de 7 924,94 km². Localiza-se na região noroeste do estado de Acre, na margem esquerda do rio Juruá, a 648 km por via terrestre da capital do estado Rio Branco, pela rodovia BR-364 e 593 km em linha reta.
O clima de Cruzeiro do Sul é considerado tropical, e a média anual das temperaturas é de 26 °C. Trata-se de uma cidade localizada em altitudes pouco elevadas, 182m.
Atualmente, a farinha é o principal produto da atividade econômica municipal, sendo uma das melhores da região e muito apreciada no sul do país. Nos últimos anos as atividades econômicas do município estão voltadas para atividades extrativistas, de agronegócios que visam produzir e comercializar bens e serviços.
Os principais rios do Estado são o Juruá e o Purus, que formam as duas grandes bacias hidrográficas acreanas. A cidade de Cruzeiro do Sul é banhada pelo Rio Juruá.
Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam o seu povo e cultura. A cidade é ligada ao município de Pucallpa - Peru, do qual dista 250 quilômetros, por via aérea. Existe um intercâmbio ativo de turistas entre as duas cidades, influenciado pelo comércio local. Alguns pontos turísticos:
Catedral de Nossa Senhora da Glória
Construção de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal e, no seu interior, um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.
Construção de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal e, no seu interior, um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.
Fórum Civil Caio Valadares (Comarca)
Construído em estilo neoclássico. Funcionou como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Na Biblioteca, obras estrangeiras raras e mobiliário do começo do século XX. Estação do Porto
Igarapé Preto
Está localizado às margens da rodovia que liga a cidade ao aeroporto. Tem uma praia muito agradável, de areias claras e finas, contrastando com a água escura, límpida e transparente.
Instituto Santa Terezinha
Bastante visitado por sua arquitetura colonial. Abrigou a primeira escola de 1° e 2° graus de Cruzeiro do Sul.
Parque Nacional da Serra do Divisor
Parque possui uma área de 843.012 hectares. Tem canions, rios cristalinos, cachoeiras paradisíacas e paisagens exuberantes. É um lugar ideal para aventureiros, amantes da natureza.
Museu de Cruzeiro do Sul
O Museu de Cruzeiro do Sul possui arquitetura em estilo português da década de 40 do século passado, e seu prédio já serviu de sede para a Prefeitura local.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário